Primeiro dia de tríduo em honra a São Francisco

O primeiro dia do tríduo de são Francisco caiu no dia 1º de outubro, e que a igreja faz memória de santa Terezinha do menino Jesus, Padroeira das missões.
Isto foi o motivo para naquele dia escolher-se o tema do apostolado, como parte inerente da vocação franciscana.
Conforme o conhecimento franciscanólogo frei Kajetan  Esser  ofm, os primeiros seguidores de Francisco de Assis tinham como projeto de vida : imitar o mais possível a vida e o trabalho dos apóstolos, o que era uma das razoes  do rápido crescimento do movimento franciscano, já no tempo de Francisco.
No seu longo período de conversão, o próprio Francisco teve,  inicialmente, muitas duvidas a respeito da sua vocação : dedicar – se exclusivamente á oração, como eremita , ou; percorrer as cidades a pregar? (Leg. Maj. XII,1).  
Foi o exemplo de vida do próprio Cristo, nos evangelhos, que fez Francisco optar por uma vida missionária, a serviço do povo, como a primeira antífona das II Vésperas do Oficio de São Francisco reza, que ele devia “non sibi soli vivere, sed aliis proficere”, não viver para si mesmo, mas servi aos irmãos.
No capitulo XVI da regra não bulada,  Francisco explica que Há duas maneiras de ser missionário (p. ex ) entre os sarracenos : 1) Sem litígios inúteis, ser  submisso a toda criatura humana, por causa de Deus , (apenas) confessando que é cristão.  2) Quando for oportuno, anunciar a palavra de Deus para  q os ouvintes creiam em Deus grandioso, Pai, Filho e Espírito Santo.
Pregar só pode o frade menor que for autorizado, e a pregação sempre terá que vir acompanhada do testemunho pela vida.     
                                                                                            Fr. Joel Ofm

Elo Fraterno

0 comentários:

Postar um comentário